terça-feira, 10 de junho de 2008

Tosse!



Definição pelo Aurélio:
tosse. s.f. Med. Expulsão súbita e ruidosa de ar pela boca, visando, habitualmente, à eliminação de matéria estranha em vias aéreas. Tosse seca. tosse não acompanhada de expectoração.
Para os pais: sinônimo de noites mal dormidas, preocupação com o diagnóstico, ansiedade pela resolução do quadro. Para mim: um sintoma.

A tosse tem que ser entendida como um sinalizador, ela não é uma doença, pode estar presente devido a situações simples e de baixa gravidade (como quadros alérgicos, hiperreatividade de vias aéras, resfriados comuns e gripes) ou a situações que exigem mais cuidados (como asma, bronquiolite, pneumonia e até mesmo refluxo gastroesofágico).

Então como você como pai/mãe vai poder diferenciar essas diferentes situações? Quais são os sinais de alerta?
  • Tosse em menores de 3 meses: melhor que a criança seja examinada sempre.
  • Cansaço: respiração ofegante é sempre preocupante, quando a criança respira com força e usando a barriga.
  • Febre alta ou persistente: importante descartar infecções mais graves como a própria pneumonia.
  • Tosse por mais de 4 semanas: pode ser alérgica... pode ser refluxo... pode não ser nada...

Entendido quando devemos nos preocupar com a tosse, agora como e quando tratá-la?

De preferência, devemos tratar, se possível, o que está causando a tosse. Se tem chiado (broncoespasmo), usamos broncodilatador, se parece alérgica antialérgicos e corticóides, se é uma pneumonia usamos antibiótico.




Medicamentos antitussígenos são altamente controversos na literatura, o uso dos mesmos tem um resultado muito frustrante e reservamos o uso desses em casos de tosse seca, irritativa, que dificulta o sono da criança ou que causa vômitos pós tosse. A tosse produtiva (com catarro), é um ótimo mecanismo de proteção, acho perigoso inibi-la. A inalação com soro fisiológico e lavagem nasal, aliviam muito a tosse presente nos quadros mais frequentes como resfriados, gripes e hiperreatividade de vias aéras.

A radiografia de tórax deve ser feita somente se necessário sempre após exame físico da criança, principalmente se a ausculta pulmonar está alterada , se trata-se da primeira crise de chiado (bronquiolite) ou se há desconforto respiratório. A investigação de causas mais específicas tem que ser estudada durante consulta no consultório.

Resumindo, para tosse o melhor remédio é uma boa avaliação com o pediatra, tranquilidade e paciência nos casos "não tratáveis". Lembrem-se que moramos em uma cidade muito poluída, com clima instável e seco no outono... para isso não há remédio!

Finalmente, tosse "mal curada" não "vira" pneumonia ou asma (bronquite), essas são causas de tosse e não consequências da mesma.

Acho que foi um bom começo, mas é um tema que com certeza ainda será explorado.

6 comentários:

Paula Bicudo disse...

Lu, bem legal a explicação. Eu queria saber uma coisa? Excesso de salivação (baba) pode causar tosse em bebezinhos? A Sofia tem babado demais e logo depois, tosse (tosse sempre seca, claro).
Bjos

Dra. Lu disse...

A salivação excessiva de bebês causa tosse decorrente dos engasgos com a própria saliva, eles ainda têm uma certa incoordenação à deglutição.

Unknown disse...

Oi Lu, esqueci de comentar ontem, mas gostei muito da iniciativa do site. Não desista. beijo, Ester

Unknown disse...

Oi Lú, é a Thais mãe da Helena...finalmente conheci seu blog, demais! Falando sobre o assunto, levei a Helena ao otorrino e com essa tosse e voz rouca, tem rinite e ele suspeita da adenóide, estamos fazendo exames....mas a tosse é alérgica? Beijos

Gi disse...

Olá Dra. Lu! Minha filha tem 3 anos e 7 meses e teve tosse há 15 dias. Tratamos com Respiratus...aparentava ter curado mas na madrugada de sexta feira vomitou somente catarro..apresentou febre de 38,5 e fomos no pediatra. Estamos tratando com Filinar acebrifilina e Sinot Clav por 8 dias....pois tem um pouco de chiado no peito; o que mais me preocupa é moleza e falta de apetite. É normal? Estamos com tratamento correto? Obrigada e que Deus lhe abençõe!

Dra. Lu disse...

Ola Gi!
A idieia do blog nõa é dar consultas por aqui. Passo a informação geral e você tira suas dúvidas com seu pediatra. Um grande beijo.