segunda-feira, 18 de abril de 2011

Não confundam alhos com bugalhos: Alergia à proteína do leite de vaca x Intolerância à lactose

O motivo desse tópico é deixar clara a diferença entre essas duas doenças que se confundem demais nas cabeças dos pacientes (e por incrível que pareça, também de alguns médicos).
A alergia à proteína do leite de vaca, pode se manifestar mesmo com o bebê em aleitamento materno exclusivo, pela ingestão materna de leite de vaca. Seu sintomas mais comuns são cólicas, refluxo gastroesofágico, fezes com sangue, baixo ganho de peso. Dentre outros sintomas temos ainda a dermatite atópica, tosse, coriza e chiado. O diagnóstico mais preciso é feito através da prova terapeutica, retirando leite de vaca da dieta da criança (ou da mãe, se em aleitamento materno exclusivo), usando fórmulas hidrolizadas. Lembrando que o uso da soja é contra indicado em menores de 6 meses (30% das crianças que tem alergia ao leite de vaca tem alergia a soja).
Já a intolerância à lactose, costuma se manifestar no adulto jovem, sendo muito rara em crianças menores de 6 anos. A lactose é o açúcar do leite e estamos programados geneticamente a uma menor atividade da lactase (enzima que digere a lactose) com o passar dos anos. Os sintomas mais comuns da intolerância a lactose são dores abdominais, diarreia, flatulencia, nao havendo sintomas sistêmicos.
Não quero que vocês terminem essa leitura especialistas nessas duas doenças, mas espero que parem de colocá-las como "sinônimos". São muito diferentes!
Se eu conseguir isso, já vai ser mais do que muita faculdade de medicina conseguiu! :)

Nenhum comentário: