domingo, 6 de março de 2011

A chegada de um irmão...

A chegada de um novo bebê traz novas alegrias e também novas preocupações. Os pais ficam felizes e ao mesmo tempo procupados com a reação e os sentimentos do filho mais velho.
Para idades diferentes, existem reações diferentes, entendendo um pouco melhor fica mais fácil lidar com a situação.

Crianças de 1 - 2 anos:
Para começar, essas crianças não entendem muito bem o significado de um novo irão ou irmã. A criança pode sentir sua excitação e portantanto compartilhar esse sentimento, mas ela não tem idéia do tamanho da "encrenca".
Mostre fotos de famílias com bebês para que ela entenda o significado de ter um irmão, após o nascimento do novo bebê presenteie a criança e dê atenção especial para que ela não se sinta abandonada.
A mãe certamente precisará de ajuda para cuidar dos 2 "bebês". A questão aqui é muito mais a logística do cuidado dos 2 filhos do que qualquer outra coisa.

Crianças de 3 - 4 anos:
Idade em que a criança ainda está muito ligada à mãe e não consegue dividi-la muito bem. Esse é o período em que a criança se sente mais ameaçada pela vinda do irmão.
Algumas dicas para amenizar a turbulência emocional desses pequenos:
- espere para contar sobre a gravidez: deixe a criança apresentar alguma curiosidade em relação a sua barriga e às coisas novas que você está comprando, porém seja a primeira a contar sobre a gravidez.
- seja honesta: fale que um bebê novinho é lido e fofo mas que dá trabalho, chora bastante e que você despenderá muito tempo com ele. Reafirme o tempo todo que você o ama tanto quando ama o irmão.
- envolva o seu mais velho no planejamento do bebê: deixe que ele escolha algumas roupas e brinquedos. compre uma boneca para que ele cuide de seu próprio bebê.
- escolha bem o timing das mudanças da rotina do mais velho: livre-se, se possível, de chupetas e mamadeiras, realize o desfralde e coloque-o para dormir na caminha (ufa!!) antes do novo bebê chegar em casa.
- espere algum tipo de regressão: pedir por chupeta, mamadeira e escapes de xixi porderão ocorrer. Não reprima seu filho mas elogie-o quando ele se comportar como "mocinho". Dê ao seu filho mais velho um pouco mais de atenção quando notar que essa regressão está muito evidente.
- prepare seu filho para sua ida à maternidade: explique que você irá se ausentar de casa por alguns dias e que você voltará com o bebê.  ele pode ficar confuso, não o force a ficar "internado" com você e o bebê, peça para algum familiar passear com ele, e mantenha a rotina escolar.
- separe algum tempo para seu filho: leia histórias, brinque com seu filho... nos momentos em que for amamentar, mostre que ele também pode ficar ao seu lado, junto com o o irmão.
- peça ajuda da sua família: peça aos avós que levem o mais velho para passear e que sempre que trouxerem presentes para o bebê, que tragam também uma lembrancinha para o mais velho.
- papel do papai: nesse momento o papel do pai é imprescindível, o pai deve dar atenção especial ao mais velho e aproveitar para estreitar ainda mais a relação.

Crianças acima de 5 anos:
Idade um pouco mais fácil uma vez que nesse grupo as crianças dificilmente se sente ameaçadas por um bebê.
- explique para seu filho em uma língua que ele entenda, as coisas boas e também as não tão boas de se ter um irmão
- nessa idade eles são ótimos ajudantes para preparar as coisas do bebê!
- quando trouxer o novo bebê para casa, explique a importância que o mais velho tem para ajudar a cuidar do bebê.
- mantenha a rotina de seu filho e não se esqueça de dar atenção especial em alguns momentos do dia.


Nenhum comentário: